MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

É um processo dinâmico, focando a sensibilização auditiva e rítmica, a expansão do repertório musical, a execução de instrumentos musicais pertinentes a faixa-etária e o domínio da leitura e escrita musical, onde são enriquecidas competências com o canto, a dança, os jogos e brincadeiras, estimulando os alunos a participarem da aprendizagem com prazer e imaginação criadora.

A musicalização favorece, dentre outras coisas, que as crianças tenham a oportunidade de autoconhecimento, desenvolvam noções de esquema corporal, o senso rítmico, ampliem a sua sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração e atenção, que exercitem o respeito ao próximo, o afeto e, desta forma, a vivam plenamente no processo de socialização.

O curso será oferecido em dois horários semanais, buscando desenvolver atividades enquadradas na dualidade teoria e prática. No decorrer das aulas, os alunos serão direcionados no desenvolvimento dos conhecimentos  musicais básicos,  necessários para o desenvolvimento da sensibilidade auditiva, explorando os  fenômenos sonoros e  favorecendo o aparecimento de habilidades musicais,  referentes ao  ritmo,  senso melódico,  execução instrumental (por meio da flauta doce e instrumentos de percussão adequados  para  a musicalização infantil), e  composição.

No curso de musicalização infantil, os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, não percebendo que assim, estará transferindo os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais. Além disso, as atividades pedagógicas propiciadas através da linguagem musical dizem respeito à relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. O modo de conceber o processo e o objeto dessa aprendizagem é que valoriza a ação pedagógica inserida na prática social concreta, tornando-a mediadora entre o individual e o social.