PROJETO CIDADÃO DIGITAL

O “Projeto Cidadão Digital” é uma iniciativa da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) na cidade de Luís Gomes/RN, que atende crianças e adolescentes carentes, na faixa etária dos 09 (nove) aos 16 (dezesseis) anos, eminentemente, em situação de risco.

Dentre as atividades desenvolvidas, os alunos tem aulas de digitação básica, digitação básica teen e aulas de cidadania. Sobre este último, profissionais capacitados repassam conhecimentos e experiências sobre temas cotidianos, transversais, de comportamento e de práticas socioculturais.

As demandas provêm de áreas pobres do município, no caso, da comunidade rural de Lagoa do Mato, onde se encontra situações de violência, indisciplina familiar, déficit educacional, desmantelamento de princípios de cidadania e justiça social.

Os aprendizes contemplados precisam atender a faixa etária estipulada, além de estarem cadastrados em Programas Sociais do Governo Federal, como é o caso do “Bolsa Família”.

Dentro desse panorama, o “Projeto Cidadão Digital”, através de recursos humanos, tecnológicos e financeiros, tem como propósitos: 1) garantir aos discentes a inclusão e instrumentalização digital; 2) a formação ética e cidadã, por vezes, ainda deficitária no ambiente familiar e social; 3) a apreensão do respeito à vida e as diferenças sociais; 4) a compreensão mais íntima de seus direitos e deveres; 5) o desenvolvimento da criatividade, da percepção, da autoestima, da inventividade, do agir em equipe; e, 6) a interiorização de responsabilidade socioambiental.

O “Projeto Cidadão Digital” partiu da necessidade de integrar a sociedade, especialmente crianças e pré-adolescentes, a um mundo altamente competitivo, dinâmico, tecnológico, onde o conhecimento é a peça central para o desenvolvimento e que exige indivíduos preparados para atuar nesse contexto.

Por isso, esse intento busca diminuir as desigualdades sociais, gerar a ampliação e a integração dos direitos das pessoas, por meio da educação tecnológica e cidadã, que favorece a liberdade e autonomia através do saber.

Nosso principal objetivo é a transformação, de maneira consciente, do aluno-cidadão, agente transmissor e receptor de conhecimentos, para que assim possa compreender e intervir em seu meio social de forma construtiva.