PROJETO MAIS CRIATIVIDADE

+ Criatividade

Projeto Mais Criatividade, organizado pela FUNFFEC, tem o objetivo de contribuir com os discentes na absorção de conhecimentos práticos lúdicos e tácitos, importantes na formação educativa e cidadã.

Compartilhar conhecimento, instruir e, formar cidadãos, acima de tudo, se torna cada vez mais difícil nos dias atuais, pois encontramos, diariamente, caminhos que comprometem nosso trabalho, enquanto agentes sociais (sejam educadores de dentro ou fora da escola).

Educar exige dedicação, e motivação dos indivíduos, educadores e aprendizes, pois a partir disso podem-se encarar os conflitos e superar os obstáculos que a sociedade atual apresenta, e por fim, construir um cenário de desenvolvimento e igualdade social.

Dentre os vários meios de “formar” cidadãos, devemos considerar a subjetividade dos indivíduos. Sendo assim, cabe aos mediadores do conhecimento desenvolver ações que reconheçam esse aspecto e aprimorem capacidades ligadas a ele, como a criatividade, por exemplo.

O reconhecimento e valorização da criatividade motiva o aluno e o faz acreditar em suas capacidades, devendo isto está presente em todos os âmbitos educacionais.

Pensando nisso, e tendo como lema “Educando para a vida”, a Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), promoveu o projeto “Mais Criatividade”, que tinha como objetivo desenvolver a criatividade dos alunos realizando atividades que visam aprimoramento das capacidades de raciocínio. Durante a semana, nos dias 4, 6 e 8 de junho, as turmas de todos os cursos da fundação (em seus respectivos horários), se envolveram nas dinâmicas junto com os professores, gerando momentos de descontração entre todos.

A metodologia é simples e tem orientação total dos Instrutores da Fundação. Através de jogos e brincadeiras que propiciem à reflexão, a estratégia, a inteligência, os alunos são instigados a encontrarem respostas, caminhos, condutas diante de desafios que estimulam a resolutividade.

Fica perceptível, assim, o interesse da FUNFFEC, para que haja uma formação ampla e dinâmica dos aprendizes, que a relação entre eles e instrutores seja, a cada dia, proveitosa e construtiva. Também é desenvolvido o valor do trabalho em grupo, importante não só em trabalhos educacionais, mas, principalmente, na vida. Enfim, a ideia de que juntos podemos transformar positivamente o mundo.

Que o desenvolvimento da criatividade seja um instrumento efetivo na construção de pessoas mais soberanas de sua opinião, mais responsáveis com os outros, mais determinadas frente aos problemas e mais resolutivas diante das decisões que terão que tomar na vida, em diversas situações.