REUNIÃO COM ARTICULADORES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES

banner cópia

Relembrando costumes, tradições que enchiam os olhos dos luís-gomenses e ainda analisando a atual situação da cultura do município de Luís Gomes, a FUNFFEC procurou saber as causas do abandono de tantas atividades culturais que aconteciam e que hoje só restam lembranças.

A Fundação convidou pessoas que fazem cultura em Luís Gomes e interessados no desenvolvimento das manifestações locais – dentre elas o Maestro João Batista, os professores Franklin Miguel Fernandes, Katiana Karlla, Tâmara Maria, Solange Batista, Leandro Fernandes, Francisco Evaldo e Mageledila – para uma conversa cujo objetivo seria detectar as problemáticas, pelas quais os grupos culturais do município haviam passado e encontrar possíveis caminhos para retomar as atividades.

As discussões levantaram as principais dificuldades encontradas pelos artistas e articuladores da cultura de Luís Gomes e analisaram os obstáculos encontrados em grupos tradicionais como a Banda de música Dr. Vicente Lopes Fernandes e do grupo de teatro da Associação Rivadalva Florentino.

A partir dos primeiros apontamentos o diretor Administrativo da FUNFFEC, Rodrigo Santos, comunicou e convidou os participantes da reunião a participarem de uma oficina de confecção de Projetos Culturais, que será realizada na Fundação numa parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste. Diante dessa oportunidade os articuladores da cultura poderão analisar suas atividades até então e encontrar novos caminhos para que suas metas sejam alcançadas com êxito.

Ainda durante a conversa alguns apontamentos de projetos modelos de outros lugares foram inspiração para novas ideias para a aplicação em Luís Gomes, dentre estas ideias estavam a divulgação da cultura para crianças, com a inserção de atividades e manifestações culturais nas escolas.

A conversa foi positiva, pois todos demonstraram interessados em despertar uma cultura adormecida e que é muito importante para a população do município.