VISITA TÉCNICA AO PROJETO “MÚSICA NAS ESCOLAS” (RJ) E INSTITUTO BACCARELLI (SP)

banner

O diretor administrativo da FUNFFEC, Rodrigo Santos, juntamente com o professor e maestro da Orquestra Funffec de Cordas, Leandro Fernandes, e a aluna Edivânia Almeida, fizeram uma viagem para uma visita a importantes centros de formação musical do país.

Na última semana do mês de março de 2015, Rodrigo, Leandro e Edivânia foram até o sul do estado do Rio de Janeiro, para ver de perto os trabalhos realizados pelo projeto “Música nas escolas”, que atende cerca de 22 mil crianças das redes municipal e estadual de ensino, que tem como resultado duas grandes orquestras, sendo estas a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Infanto-juvenil), além de uma Grande Banda Sinfônica, Banda Marcial e outros grupos de música de câmara.

Durante a passagem pela cidade, alguns polos foram apresentados, como são desenvolvidos na prática e sua estrutura administrativa e pedagógica.

A aluna, Edivânia Almeida, tocou para algumas crianças do projeto, a convite da diretora Angélica Campos (Escola Doméstica Cecilia Monteiro de Barros e Asilo das Órfãs.), e ainda participou de um ensaio da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, ocupando a estante do segundo violino. Além disso, Edivânia tocou para Ana de Oliveira, violinista de renome, a qual foi Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira por 10 anos. A violinista deu algumas orientações técnicas e ainda convidou Edivânia para mais algumas aulas em sua casa, no Rio de Janeiro.

O Instituto Baccarelli, em São Paulo, é considerado, hoje, a melhor escola de música do país. Possui uma estrutura física e pedagógica que impressionam. Atende 1.300 crianças e jovens da comunidade de Heliópolis.

Durante os três dias, em visita ao Instituto, Edivânia e Leandro tiveram aulas individuais e práticas de ensino, em ensaios de alguns grupos locais.

O Instituto Baccarelli firmará parceira com a Funffec no âmbito musical, oferecendo aulas (individuais e coletivas) entre os professores do Instituto e os alunos da Funfffec por meio de videoconferência.

A parceira prevê uma visita da Orquestra Funffec de Cordas ao Instituto já no mês de julho, onde nossos alunos viverão a rotina de estudos do Baccarelli por dez dias participando de aulas e estudando com os grupos sinfônicos.