TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL ARTES DE JULHO – 2014

artes de julho 2014

A Funffec promoveu a terceira edição do festival Artes de julho, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 do mês de julho do corrente ano. O evento apresentou diversos espetáculos de música, dança e teatro de grupos culturais de Luís Gomes, Uiraúna, Joca Claudino, Major Sales, Major Felipe e Poço de José de Moura. O primeiro dia do evento, foi marcado pelos espetáculos das escolas do município e podemos destacar dois pontos altos: a homenagem ao Pe. Osvaldo, que na ocasião recebeu o diploma de “patrono do Festival Artes de Julho”, sendo bastante aplaudido por todos os presentes e a entrega de DVDs à professora Solange Batista, contendo as respostas enviadas pelo Sr. João Claudino às perguntas feitas por alunos do Colégio Padre Osvaldo, como parte de um trabalho escolar. A professora Solange fez um depoimento bastante emocionado, agradeceu ao Sr. João Claudino e manifestou interesse em agradecê-lo pessoalmente. O Festival Artes de Julho já é de fato, a vitrine do talento de Luís Gomes e cidades circunvizinhas.

 No segundo dia de “Artes de Julho” tivemos participação de artistas da casa (FUNFFEC) como a turma da dança para a melhor idade, que levantou a plateia ao se apresentar, a camerata de violões, a turma de violão popular da Fundação, a Orquestra Funffec de Cordas e ainda a Tropa de Danças da cidade de Joca Claudino – PB.

No terceiro e último dia de espetáculo, a FUNFFEC ficou bastante movimentada com os diversos grupos de dança vindos todo de cidades vizinhas. A noite foi abrilhantada pela participação da Cia de Dança da Fundação Lica Claudino, de Uiraúna – PB, a Cia de dança Pisada do Sertão, da cidade de Poço de José de Moura – PB, o grupo de Rei de Congo e Caboclos de Major Sales – RN, o grupo de Xaxado Estrelas do Cangaço de Major Felipe, município de José da Penha – RN e ainda participação da turma de aeróbica da Fundação, dançando Zumba e o Coral English Class, também da FUNFFEC.

Durante os três dias do evento, aconteceram exposições nas salas da Fundação, mostrando o trabalho de artistas luisgomenses e de cidades vizinhas como Miguel Arcanjo, com suas telas; Natally Ferreira (Major Sales – RN), com as fotografias; Izabela Morais, com a arte em papel; e Anaízia Cavalcante com seu artesanato.

 Ao fim do evento, ainda foram realizados sorteios para os presentes e um forró pé de serra para encerrar com chave de ouro a festa da cultura da FUNFFEC.

 O Festival Artes de Julho, cujo lema é “Desperte para a cultura” tem por objetivo levar à população a magia e importância da presença da cultura no dia a dia, e na formação de cidadãos através da arte.