APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA DE CORDAS DA FUNFFEC

Cordas Funffec fev2013

O curso de cordas friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino foi criado na intenção de propiciar, aos alunos participantes, uma atividade musical de qualidade por meio dos instrumentos da família do violino (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico).

No decorrer do curso, os alunos aprendem como manusear os instrumentos desenvolvendo técnicas e repertório tanto na música clássica como também na música popular, formando platéias e levando à comunidade luisgomense e região a belos momentos de boa música apresentada por jovens talentos da cidade de Luís Gomes.

Com essa proposta, os discentes do curso de cordas friccionadas participaram, por meio de apresentações musicais, de três importantes eventos no inicio de 2013. Foram duas apresentações a convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto da cidade de Luís Gomes e uma apresentação a convite da Escola Estadual Coronel Fernandes. A primeira aconteceu na abertura da Semana Pedagógica, na qual todos os professores da rede municipal de ensino discutem estratégias e fazem seus planejamentos pedagógicos para o ano letivo de 2013, na oportunidade a orquestra fez a apresentação de três números musicais abrindo a solenidade. A segunda apresentação, também a convite da Secretaria de Educação, aconteceu durante a solenidade de abertura do semestre letivo 2013.1 do Polo Universitário/UFRN – Luís Gomes. A terceira apresentação, a convite da Escola Estadual Coronel Fernandes, ocorreu durante a abertura do ano letivo.

As três apresentações foram bastante aplaudidas e levaram ao público um repertório que mescla a música erudita e popular em um só espaço, mostrando aos presentes o talento daqueles que integram as atividades da Fundação Francisca Fernandes Claudino.

Diante do sucesso das exibições, a orquestra já tem eventos agendados para o mês de março, o que mostra que a população luisgomense tem aceito o estilo de repertório selecionado pela Orquestra.

Por Leandro Fernandes Oliveira