FUNFFEC: EXPRESSÃO IDENTITÁRIA LUISGOMENSE

Pictures-0012

A Fundação Francisca Fernandes Claudino é um exemplo de expressão da alma do povo luisgomense, de seus anseios, sonhos. Em seu espaço são afirmadas marcas identitárias do povo nordestino, lutador, com sua linguagem, costumes, dando chances de expandir as suas potencialidades.

Com olhar voltado para o futuro, sem esquecer sua história e sua gente, a FUNFFEC é uma instituição de grande valor, visto que através de suas ferramentas é possível o acesso as tecnologias de informação e comunicação, bem como de conhecimentos teórico-práticos para a profissionalização e, consequentemente, uma maior autonomia de seus alunos.

No processo de ensino-aprendizagem a FUNFFEC busca a perfeita interação entre saberes, instrutores e discentes, sem esquecer as questões transversais como a ética e a humanização na formação de seus alunos, através de aulas fundantes do caráter proferidas pelo Senhor Padre Raimundo Osvaldo da Rocha.

Tal experiência permite que o povo luisgomense tenha não só o acesso a uma instituição de qualidade, engajada, de utilidade pública, mas uma parceira de seu povo oportunizando a qualificação tecnológica e profissional com valores humanizadores.

Através da FUNFFEC muitos alunos vivenciaram o mundo tecnológico, adentraram no mundo virtual de possibilidades, através do uso da internet, aplicativos e de conhecimentos da área. Enfim, a FUNFFEC permitiu que muitas pessoas, inclusive de outras cidades, saíssem da exclusão digital, incrementando sua formação.

Vale ainda dizer que a FUNFFEC não ensina apenas conteúdos, pois o foco está no discente como participante ativo no processo de aprendizagem, que tem direito a voz e vez, de interagir e utilizar seus conhecimentos prévios, suas vivências, como forma de aproximar ensino e realidade. A partir dessa relação dialógica, o aluno compartilha de ensinamentos de civismo, de responsabilidade e de boa conduta, requisitos importantes para se alcançar sucesso na vida.

Assim, a FUNFFEC cumpre com seu papel social, partindo da filosofia educacional como forma de construir indivíduos preparados, autônomos e preocupados com o bem estar social.

___________________________________________

Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento