FUNFFEC PROMOVE FESTIVAL DE CULTURA: ARTES DE JULHO

1ª NOITE-00111

A Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), da cidade de Luís Gomes/RN, realizou nos dias 13 e 14 de julho de 2012, das 19 às 22 horas, a 1ª Edição do Festival “Artes de Julho“, que teve como principal meta atuar em benefício da população, tendo em vista o resgate da cultura regional, o incentivo a aprendizagem cidadã, a disseminação das raízes folclóricas e de movimentos sociais.

O Artes de Julho fez da Cultura seu alicerce fundamental, trazendo para o povo, de forma gratuita, uma gama de valores riquíssimos como as crenças, as artes, as tradições sociais, os valores morais, a linguagem popular, as expressões rítmicas e corporais, os costumes, entre outras aptidões que são adquiridas e repassadas de geração em geração.

Desse modo, o Artes de Julho, em sua primeira noite, promoveu vários espetáculos para o deleite do público. Inicialmente, a 1ª exibição foi da Banda Marcial José de Alencar, da Fundação Educacional Lica Claudino, cidade de Uiraúna/PB, que expôs, brilhantemente, muita música e dança para a plateia. Em seguida, foi a vez da Orquestra Infantil da FUNFFEC, frutos do curso de Musicalização Infantil, que tem como Professor Leandro Fernandes. No terceiro momento, apresentou-se Gisldisnaya Bento, professora de Violão Popular da FUNFFEC, com três números acústicos. A 4ª Mostra teve o Grupo Carimbó, do PETI de Luís Gomes,  que trouxe ritmo quente e envolvente para o festival. Logo após, subiu ao palco a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, grupo luisgomense que  deu um show de música, animação e acrobacias. A esse trabalho, sucedeu com mais uma apresentação da artista Gildisnaya Bento, para mais execução musical. Nas últimas três manifestações tivemos o Quinteto (violino, clarinete, violoncelo, contrabaixo e teclado), com repertório que homenageava o centenário de nascimento do rei do Baião, Luís Gonzaga; na sequência vieram o lançamento oficial do Site da FUNFFEC (www.funffec.org.br) por Roberto Fernandes e a apresentação do Grupo Afro Serrano do sítio Lagoa do Mato, Luís Gomes.

A segunda noite também teve a mesma grandeza. Para abrir o show, veio a Orquestra de Cordas da FUNFFEC, depois o Grupo Tropas de Danças Regionais de Joca Claudino com o Espetáculo XAXADO, formado por 24 integrantes, representando o cotidiano do bando de Lampião. Na terceira exibição tivemos a Cia de Danças FELC, que trouxe o Espetáculo VAMOS XOTEAR. Posteriormente, foi recebido pelo público o Grupo Rei de Congo do Mestre Bebé (premiado pelo Ministério da Cultura e Fundação José Augusto), da cidade de Major Sales. Ainda tivemos a participação do Trio Encanto Musical (Reginaldo, Sarah Lorena e Silas) com músicas que emocionaram os presentes, o Grupo Tropas de Danças Regionais de Joca Claudino com a ciranda de coco em roda, dança tipicamente nordestina, a Cia de Danças FELC com o Espetáculo CARIMBÓ CONTAGIANTE, produzido pelo coreógrafo e Ricardo Braga, e por último o Grupo de Caboclos Os Molekes de Bebé, do município de Major Sales. Ao fim da cada apresentação todos os grupos, por meio de seu representante, recebia um troféu pela generosa participação.

Assim, a FUNFFEC amiga e incentivadora da cultura, através do trabalho e dedicação coletiva, realizou um grande evento, que ficará marcado na história de Luís Gomes. A todos os grupos colaboradores, parceiros, amigos, aqueles que acreditaram nesse projeto, a todos aqueles que nos prestigiaram de modo presente e onipresente, o nosso muitíssimo obrigado!

Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento.